Formação Modular Financiada
Dispomos de um plano de formação financiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, que visa potenciar a empregabilidade da população ativa da zona Norte, por via da aquisição e desenvolvimento de competências requeridas pelo mercado de trabalho. Este plano é composto por UFCD – Unidades de Formação de Curta Duração (25 ou 50 horas) capitalizáveis para a obtenção de uma ou mais qualificações definidas no Catálogo Nacional de Qualificações, podendo ser disponibilizadas individualmente ou organizadas em percursos formativos de três ou mais UFCD.
Destinatários elegíveis:
- Ativos Empregados:
– Formação de Nível 2: habilitações mínimas ao nível do 4.º ano de escolaridade.
– Formação de nível 4: habilitações mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade.
- Desempregados não DLD (há menos de 12 meses) e com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.
Projetos para Empresas
Detemos uma larga experiência de intervenção no âmbito das várias fases do processo formativo, com vocação para prestação de serviços de formação a empresas e a associações empresariais/setoriais.
“O canudo deixou de garantir o emprego para a vida. Na sociedade do conhecimento, a necessidade de formação é permanente e vai acontecer ao longo de toda a vida.
Em Portugal, a formação profissional é vista pela legislação como um direito de todos os trabalhadores e está regulada pelo Código do Trabalho. A empresa é obrigada a garantir formação contínua aos seus trabalhadores e os trabalhadores são obrigados a frequentá-la. Aprofundar conhecimentos e competências numa lógica contínua é um dever/direito do trabalhador que deve ser exercido em horário de trabalho.” (cit. jornal Económico 09.01.2022)
De acordo com a alteração do Código de Trabalho lei nº93/2019, de 4 de setembro, o trabalhador tem direito a um mínimo anual de 40 horas de formação contínua.
A PAMÉSA dispõe de profissionais experientes e altamente qualificados para intervir em todas as fases do processo formativo: diagnóstico de necessidades de formação, conceção de planos de formação à medida, desenvolvimento e acompanhamento do plano de formação, avaliação do impacto da formação.
A nossa ação estende-se à elaboração de candidaturas e acompanhamento de projetos de formação financiados, quer autónomos – Projetos Autónomos de Formação e Projetos Conjuntos de Formação-Ação –, quer integrados em projetos de investimento.
Como atuamos?
-
Levantamento de necessidades e enquadramento
Efetuamos o levantamento de necessidades de formação e aferimos o possível enquadramento nas tipologias de incentivos disponíveis.
-
Candidatura
Elaboramos a candidatura e todas as peças de suporte – Diagnóstico de Necessidades de Formação e Plano de Formação.
-
Acompanhamento
Coordenamos a execução física e financeira do projeto e preparamos toda a informação a reportar ao organismo gestor.