Apoio à Internacionalização via E-commerce (PME)

Está aberto o Aviso n.º 08/C16-i02/2022 para Internacionalização via E-commerce, com dotação de 4,5 milhões de euros.

 

Objetivos

O objetivo deste concurso consiste em conceder apoios a projetos individuais de PME que, visem a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados às tecnologias digitais que configurem ajustamentos aos modelos de negócio internacionais. Os projetos devem integrar a presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online. O presente concurso visa duas prioridades em particular:

  1. a sensibilização, capacitação e consultoria a PME novas exportadoras, com o objetivo de promover a sua internacionalização por canais digitais;
  2. o apoio individualizado para a promoção digital orientado à diversificação de mercados para empresas que já tenham experiência internacional consolidada através de canais digitais.

Beneficiários 

São elegíveis no âmbito do presente Aviso as PME, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica.

O beneficiário final deverá possuir situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura (IES). Em alternativa, poderá ser apresentado Balanço intercalar posterior (até à data de candidatura).

 

Tipologias 

  • Novas Exportadoras1)– enquadrará os projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que se considere que iniciam o processo de exportação.
  • Mais Mercados2)– enquadrará os projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais.

 

Despesas elegíveis  

  1. Aquisições de equipamentos e software.
  2. Despesas relacionadas com a aquisição de serviços:
    • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais;
    • User-Centered Design (UX): estratégias digitais centradas na experiência do cliente;
    • Plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
    • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
    • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking em motores de busca;
    • Social Media Marketing: desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
    • Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais;
    • Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros;
    • Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para dispositivos móveis;
    • Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados.
  3. Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto (competências/valências em e-commerce e marketing digital com mínimo de qualificação nível VI).

Podem ainda ser consideradas elegíveis outras despesas de investimento em atividades complementares às acima enunciadas.

São elegíveis as despesas assumidas a partir da data da submissão da candidatura, não podendo o projeto estar iniciado à data de apresentação da mesma.

 

Indicadores

▪ Criação de loja própria online;
▪ N.º de novos serviços e/ou funcionalidades introduzidas em loja própria online;
▪ N.º de novas adesões a marketplaces;
▪ N.º de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.

 

Procedimentos

Previamente à submissão da candidatura, a empresa deve solicitar o seu Diagnóstico E-commerce3) no website Portugal Exporta, sendo condição à apresentação de candidatura, a pontuação mínima de 20.

Os projetos têm uma duração máxima de doze meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação. A execução dos projetos deverá iniciar-se no prazo máximo de seis meses após a comunicação da decisão de concessão do apoio.

 

Incentivo

Limiares mínimos e máximos de despesa elegível:

  • 10.000 € e 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;
  • 25.000 € e 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.

O apoio a conceder no âmbito deste Aviso reveste a forma de incentivo não reembolsável, calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa de 50%. 

 

Prazo de candidaturas

O prazo para a apresentação de candidaturas mantém-se aberto até à receção do número de candidaturas limite que se determine esgotar a dotação orçamental

 


Notas:

  1. Traduzidas numa uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.
  2. Traduzidas numa pontuação final igual ou superior a 75 pontos obtida no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.
  3. O Diagnóstico deverá fornecer orientações para a elaboração de um Plano detalhado de E-commerce Internacional que, por sua vez, deverá suportar o plano de investimentos da candidatura.

 

Candidaturas encerradas, mas voltarão a abrir Avisos. Conte connosco para fazer o seu enquadramento AQUI

 

Estado do Aviso: FECHADO

A leitura desta notícia não dispensa a leitura do aviso.

 

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