Design Thinking

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Titulo: Design Thinking
Projeto: Regenerar o Setor: Ganhar o futuro
Autor(es): Pamésa Consultores, Lda.
Ano: 2022
Promotor: ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal


Descrição:
A presente “Design Thinking” foi promovida pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) no âmbito do projeto “Regenerar o Setor: Ganhar o Futuro”.
A crise pandémica teve um enorme impacto nos negócios da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) decorrente da quebra acentuada nas vendas em boa parte proporcionada pelo seguinte:
• Decréscimo acentuado dos níveis de consumo;
• Mudança nos hábitos e formas de compra;
• Quebra do investimento produtivo;
• Ambiente de incerteza generalizado.

Contudo, já são visíveis alguns sinais claros de retoma, relacionados com o sucesso da vacinação que permitem
perspetivar cenários de desenvolvimento tendo em conta tendências, tais como:
• A digitalização dos processos de organização da gestão;
• A moda orientada para o eco-friendly, em linha as prioridades de sustentabilidade ambiental;
• A inovação organizativa para tornar mais eficientes os processos criativos e produtivos;
• O time-to-market que deverá ser cada vez mais curto e flexível;
• A influência crescente das temáticas sociais na estética, no design moda e nas opções do consumo.

A digitalização está a proporcionar impacto significativo nas empresas porque determina o redesenho dos processos organizativos e seus propósitos. Implica integrar mais conhecimento e cultura de inovação, que o mesmo é dizer de mudança nos processos, nas atitudes e nas competências.
O Design Thinking é uma metodologia que carrega pilares importantes para que a digitalização e inovação referidas aconteçam de forma integrada e gradual, com espírito de colaboração e de compromisso envolvendo as
equipas de trabalho. Permite estruturar planos e condições, por etapas ou fases adaptáveis à realidade empresarial, para inovar o produto, processo ou serviço que se pretende criar ou modificar.
Relacionado com esta metodologia será feita uma abordagem sobre o Fashion Thinking que envolve o pensamento crítico sobre as tendências da moda têxtil e vestuário e aspetos práticos da gestão como, o cumprimento
dos prazos de entrega, de time-to-market, bem como o uso adequado das tecnologias de forma a assegurar boas
práticas.
Assim, a elaboração do presente trabalho teve em conta a importância do tema para a gestão da inovação procurando descrever os conceitos e procedimentos práticos relacionados, no sentido de sensibilizar o tecido empresarial para a mudança e dar contributos para ultrapassar dificuldades e sustentar os negócios.

 

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