Ver PDF / Download EBOOK
Titulo: Data-Driven
Projeto: Speed Up – Materiais de Construção 4.0
Autor(es): Pamésa Consultores, Lda.
Ano: 2022
Promotor: APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
Descrição:
O propósito do presente trabalho é sensibilizar o tecido empresarial para a necessidade de introduzir mudanças nos processos de gestão, utilizando metodologias que permitam aumentar os níveis de profissionalização e de eficiência nas empresas.
A oportunidade e a importância do tema têm vindo a ser colocadas em evidência por força das situações de crise, tensões, conflitos geoestratégicos, etc., que geram incerteza, dificuldades acrescidas nas empresas, aumentando os riscos do negócio, requerendo, por isso, maior vigilância e rigor na gestão.
Por outro lado, os aumentos significativos dos preços dos materiais de construção, das matérias-primas, combustíveis e mão-de-obra, entre outros, refletem o acumulado das situações referidas e outras relacionadas.
Sucintamente, vejamos algumas:
– Em 2010/2014, o contexto era de crise económica da conjuntura por efeito das políticas de austeridade e dificuldades das entidades públicas em se financiarem nos mercados internacionais. Neste período, a maioria das empresas do setor do comércio de materiais de construção (SCMC), e de outros setores, enfrentou
grandes dificuldades para sustentar os negócios.
– Em finais de 2019 surge a crise pandémica COVID-19, que implicou restrições impostas pelo confinamento, gerando diminuição nas vendas e precaridade nos negócios que se refletiu negativamente na gestão das PME, colocando em risco de insolvência boa parte das mesmas.
– Durante os períodos referidos, surgiram tensões geoestratégicas relacionadas com a “guerra comercial” (China/EUA), por força da subida das taxas aplicadas às importações.
– Mais recentemente, em 2022, eclodiu em plena Europa uma guerra de consequências ainda imprevisíveis, mas que já está a agravar as tensões inflacionistas e a provocar uma crise energética.
Acresce referir que é durante este período que emerge a quarta revolução industrial, “Indústria 4.0”, que veio realçar a importância da inovação pela integração digital dos processos e da economia circular como prioridades para o aumento da produtividade, da ecoeficiência e da sustentabilidade ambiental, que estão a proporcionar mudanças significativas nos objetivos da gestão empresarial.
Tudo isto determina novos desafios e complexidade na gestão, requerendo novas metodologias, como o Data-Driven, que ajudem à tomada de decisões para assegurar o desenvolvimento sustentável dos negócios.
Privado: Slider-Galeria Estudos Setoriais
Deseja saber mais?
CONTACTE-NOS